A importância do plano de negócios

Um plano de negócio possibilita que o empreendedor consiga olhar e entender a empresa como um todo, além de auxiliar na definição dos objetivos a serem alcançados.

Roberto Gateno – CredHub

19/10/2021

O plano de negócios vem sendo muito usado principalmente quando se quer abrir um novo negócio ou ampliar um negócio para conseguir investimento.

Você sabia que a sua empresa pode se beneficiar muito de um bom plano de negócios também para conseguir crédito? Alguns bancos oficiais como o BNDES por exemplo, fazem uso dessa ferramenta há muito tempo para conceder crédito. São as tais linhas oficiais que demandam uma análise de projeto um pouco mais detalhada, muitas vezes pedindo informações que o empresário não tem inicialmente, sendo obrigado a repensar profundamente o seu negócio.

 

 

Nos países desenvolvidos, por exemplo, é bastante comum que todo empresário sempre tenha em mãos um plano de negócios para ajudar na sua busca por crédito. Por que não ter essas informações prontas para qualquer eventualidade? Afinal de contas, conhecer o seu próprio negócio e saber que direção você quer tomar nos próximos meses ou anos é essencial para qualquer negócio seja ele pequeno, médio ou grande.

Queremos chamar a sua atenção nesse artigo para que você comece a pensar no seu plano de negócios como sendo uma ferramenta essencial para o seu dia a dia, que deve ser alimentada e retroalimentada constantemente, sempre que necessário. Um bom plano de negócios mostra que a sua empresa está preocupada com os objetivos e sabe para onde ir. Vamos além, é importante também para mostrar um bom nível de transparência para o seu futuro credor, o que vai te ajudar em muito a conseguir crédito bom para o seu negócio.

 

Vamos então entender quais são os itens principais de um plano de negócios:

 

Sumário executivo:

aqui você deve fazer um resumo de todo o seu plano de negócios. Apesar de ser o primeiro item e este deve ser feito por último, quando todo o plano de negócio estiver pronto.

 

Histórico:

Aqui você deve incluir ir sua história, experiência dos sócios e etc.

 

Produtos e Serviços :

Tente não ser muito técnico aqui ponto o que é importante para o credor ou o investidor é saber que dor você está resolvendo, para que serve o seu produto ou serviço, para quem você vende.

 

Análise de Mercado:

Aqui você vai falar sobre o mercado, quem são os seus competidores etc. Você também pode apresentar uma análise dos seus competidores, seus pontos fortes e fracos.

 

Operações:

Descreva como funciona a logística da empresa, como você leva os seus produtos ou serviços até o seu consumidor final.

 

Análise financeira:

Aqui você deve fazer uma análise de como está o seu negócio e para onde vai o seu negócio, idealmente usando três cenários, cenário-base, cenário otimista e cenário pessimista.

É interessante também você incluir uma análise SWOT falando sobre seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que estão terminando o seu negócio.

Lembre-se, quanto mais transparência, melhor para você e para o seu negócio. Conte com a credHub para te ajudar na obtenção da sua linha de longo prazo através do crédito com garantia imobiliária.

 

Se você quiser mais informações sobre como montar um plano de negócio baixe nosso ebook aqui.


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