Caro médico, você cuida da sua saúde financeira?

Você sabe exatamente quais os seus ganhos e quais os seus gastos? Você sabe diferenciar os seus ganhos fixos de ganhos variáveis?

Roberto Gateno – CredHub

08/02/2021

Você sabe exatamente quais os seus ganhos e quais os seus gastos? Sabemos muitas vezes a rotina do consultório é tanta que você se preocupa bastante com a agenda. Quanto mais pacientes melhor e de preferência particulares. Mas você sabe diferenciar os seus ganhos fixos de ganhos variáveis? E com relação às despesas, sabe quais são seus gastos fixos e os gastos variáveis?

Os gastos fixos permanecem inalterados ao longo dos meses e são mais fáceis de prever. Por exemplo, aluguel de sala comercial, luz, telefone etc.  Já os gastos variáveis são resultado de imprevistos ou de novas decisões. Por exemplo, aquele congresso bacana na Califórnia ou uma reforma imprevista.

E sobre seus rendimentos fixos ou variáveis?

Por exemplo, se você ganha salário, considere isso como um ganho fixo. Se você é sócio de uma clínica e ganha pró labore, da mesma forma isto é considerado um ganho fixo. Porém, se você atende em consultório, a renda que você aufere é variável pois depender de quantos pacientes atende.

Você deve investir um tempo em aprender por exemplo, como funcionam os convênios médicos que você aceita. Ninguém mais do que você sabe o quão exigentes são esses convênios. Evite retrabalho. Leia bem as regras de cada convênio. Use aquele formulário específico que eles exigem, mande descrições claras dos procedimentos, não esqueça de incluir o seu CRM nos recibos. Retrabalho é dinheiro. Tempo é dinheiro.

Agora pense nos gastos…

Faz sentido assumir uma grande parcela de gasto fixo se os seus ganhos são somente variáveis ou se são voláteis ao longo do tempo, por exemplo?

Faz sentido você assumir compras parceladas e gerar uma grande despesa de cartão de crédito quando seus ganhos não são exatamente previsíveis?

Se puder, pague mais à vista do que a prazo pois terá algum desconto para pagamento à vista, ainda que o desconto seja na verdade o expurgo de juros embutidos.

Livre-se das dívidas caras. Se quiser investir naquele equipamento, reformar ou ampliar seu consultório ou até mesmo financiar uma viagem para um congresso, você pode alavancar o seu patrimônio existente com uma operação de crédito com garantia,  ter até 20 anos para pagar e prestações que cabem no seu bolso. Adicione previsibilidade às suas despesas.

Siga essas 6 regras:

  1. Identifique quais os seus rendimentos por mês: salário fixo, variáveis de plantão, consultas etc);
  2. Identifique qual o gasto médio mensal: Gastos fixos, variáveis e dívidas atuais;
  3. Proteja seu patrimônio com seguros de saúde, patrimonial e veículo;
  4. Acumule uma reserva de segurança que cubra pelo menos 6 meses de gastos totais;
  5. Livre-se das dívidas caras de cartão de crédito, cheque especial por uma dívida mais barata e de longo prazo;
  6. Invista de forma robusta.

Agora que você aprendeu um pouquinho, e ficou interessado em se aprofundar no assunto, que tal clicar aqui para baixar o nosso e-book Educação Financeira para Médicos e saiber mais?

Saiba também: Como fugir dos juros do Cheque especial e Cartão de Crédito


Comentários

Você também pode gostar de

Como conseguir crédito para sua empresa na pandemia
Logo no início da pandemia muitas empresas tiveram que encerrar suas operações, pois já estavam com problemas financeiros, com pouco caixa, fluxo de caixa descasado e também com dívidas com juros altos.
Como fugir dos juros do Cheque especial e Cartão de Crédito
Usar de forma contínua o cheque especial e manter-se no rotativo dos cartões de crédito é muito perigoso. Muitas vezes na correria do dia a dia, apesar de sabermos vamos deixando a “vida levar” e uma bola de neve pode estar em nosso caminho.
Caro médico, você cuida da sua saúde financeira?
Você sabe exatamente quais os seus ganhos e quais os seus gastos? Você sabe diferenciar os seus ganhos fixos de ganhos variáveis?

CredHub não cobra nenhum tipo de taxa antecipada de seus clientes.

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, CredHub! 👋
Gostaria de saber mais sobre os produtos.
Copy link
Powered by Social Snap