Um overview do mercado imobiliário

O mercado imobiliário é extremamente importante para a economia brasileira, e um grande impulsionador de emprego e de renda. Você sabe quais são os principais participantes do mercado imobiliário?

Roberto Gateno – CredHub

17/08/2021

 

O Mercado imobiliário é extremamente importante para a economia brasileira. Ele é um grande impulsionador de emprego e de renda. Os principais participantes do mercado imobiliário são o corretor e a imobiliária, o Construtor e o incorporador. O corretor e a imobiliária são os conduítes para levar a liquidez ao mercado.  O  Construtor e incorporador são a mola mestra do mercado.

 

O Construtor executa obra cujo projeto é gerenciado pelo incorporador, portanto o incorporador pode ter uma mais construtores realizando o seu projeto, e o incorporador pode ser também o Construtor. geralmente o Construtor trabalha com margens mais apertadas e deve gerenciar bem os materiais e a sua mão de obra. Já o incorporador tem todo o trabalho inicial de identificar a viabilidade daquela construção, preparar Todo projeto Para execução da obra e assim contratar o Construtor conforme sua necessidade.

 

Como ninguém trabalha sozinho, normalmente as obras necessitam de financiamento externo. hoje os bancos são os principais financiadores para a execução das obras. De longe os recursos de poupança junto com os recursos do FGTS correspondem por 99% do funding de uma obra.  apenas 1% advém do mercado de capitais brasileiro. 

 

As construtoras e incorporadoras executam as obras mais variadas, desde construção pesada, como é o caso das obras de governo como Pontes estradas aeroportos etc., como também as obras para moradia e construções comerciais.

Hoje no Brasil Ainda há um déficit Habitacional da ordem de 7,8 milhões de unidades segundo a Abrainc, então é razoável pensar que existe potencial de crescimento.

O mercado imobiliário é cíclico, com quatro ciclos bem definidos são eles: Recuperação, Expansão, Superoferta e Recessão. Atualmente o Brasil se encontra em plena recuperação do mercado imobiliário, isso pode ser bem observado porque o mercado imobiliário apresenta uma abundância de ofertas, oriundos de construções prévias. Devido à Baixa demanda anterior a vacância estava muito alta, vacância esta que começa a ser preenchida atualmente. Isto significa que as pessoas estão voltando a comprar imóveis. Isso acontece apesar da baixa atividade econômica, mostrando que o mercado imobiliário tem o seu ambiente econômico próprio e por isso pode ajudar a impulsionar a economia nos próximos anos. 


Comentários

Você também pode gostar de

Como conseguir crédito para sua empresa na pandemia
Logo no início da pandemia muitas empresas tiveram que encerrar suas operações, pois já estavam com problemas financeiros, com pouco caixa, fluxo de caixa descasado e também com dívidas com juros altos.
Como fugir dos juros do Cheque especial e Cartão de Crédito
Usar de forma contínua o cheque especial e manter-se no rotativo dos cartões de crédito é muito perigoso. Muitas vezes na correria do dia a dia, apesar de sabermos vamos deixando a “vida levar” e uma bola de neve pode estar em nosso caminho.
Caro médico, você cuida da sua saúde financeira?
Você sabe exatamente quais os seus ganhos e quais os seus gastos? Você sabe diferenciar os seus ganhos fixos de ganhos variáveis?
Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, CredHub! 👋
Gostaria de saber mais sobre os produtos.

CredHub não cobra nenhum tipo de taxa antecipada de seus clientes.

Copy link
Powered by Social Snap